Como procurar emprego em Portugal?

Como procurar emprego em Portugal?

Em Lisboa, eu e o Rafa somos trabalhadores individuais. Portanto, temos uma atividade por conta própria, que são os serviços oferecidos aqui no Cultuga. Assim, a nossa experiência é um pouco diferente do que geralmente acontece. De qualquer forma, a crise é uma realidade e procurar emprego, atualmente, é um verdadeiro desafio, tanto para portugueses, como para estrangeiros, e em qualquer que seja a área.

Para se ter uma ideia, grande parte dos jovens portugueses que se formam nas universidades acabam por procurar oportunidades em outros países europeus. Infelizmente, esse não está sendo um bom momento para Portugal.

Entretanto, não é uma unanimidade e, em meio a crise, há também muita gente crescendo e fazendo sucesso na atividade em que escolheu, sim.

Ao procurar uma vaga em Portugal, seja flexível. O sistema de trabalho e as burocracias são diferentes. Por isso, além de disposição e habilidade, tenha um diferencial para mostrar ao empregador e se tornar atraente para a empresa. Lembre-se também que é preciso estar com todos os documentos legais em dia. Caso contrário, dificilmente terá uma porta aberta.
Faça um bom currículo

Há um modelo de currículo profissional seguido em toda a Europa (veja alguns modelos preenchidos). O uso dele pode facilitar a sua comunicação com o empreendedor. Entretanto, não é uma regra, mas um facilitador em alguns casos.

Veja também: Procurando empregos em Portugal?
Veja também: Documentos necessários para viver em Portugal
Veja também: Vantagens e desvantagens de morar em Portugal
Veja também: Conheça um PASSO A PASSO para Morar em Portugal
Veja também: 5 dicas para se adaptar em Portugal

Dependendo da sua área de atuação e do perfil da vaga que procura, um currículo mais simples e original, direcionado a aquela candidatura, pode ser uma opção ainda melhor. Lembre-se também que, em um currículo, é preciso saber adequar e limitar a quantidade de informações.

Consulte sites com vagas


Veja onde você pode visualizar vagas de emprego em Portugal na Internet:

Sapo – emprego.sapo.pt
Empregos online – www.empregosonline.pt
Empresso Emprego – expressoemprego.pt
Carga de Trabalhos – www.cargadetrabalhos.net
Alerta Emprego – www.alertaemprego.pt
Bolsa de Emprego Público – www.bep.gov.pt
Trabalhar.com – pt.trabalhar.com
Ofertas de emprego – www.ofertas-emprego.com
Net Empregos – www.net-empregos.com
Bons empregos – www.bonsempregos.com
Universia – www.emprego.universia.pt

* Não deixe de procurar por vagas também na rede social Linkedin

Candidatura espontânea


Se você não encontrou vagas de acordo com o seu perfil de atuação nos sites portugueses de emprego, ainda há mais uma forma de se aproximar das empresas: enviando uma candidatura espontânea.

Para isso, faça uma grande pesquisa pela Internet e descubra quais empresas portuguesas se adequam a sua formação e monte um diretório. Depois, procure pelos contatos dos responsáveis da sua área ou dos recursos humanos e atualize-se sobre as atividades da empresa.

Envie o seu currículo por carta, e-mail ou entregue pessoalmente (se já estiver em Portugal), com foco nas experiências e competências que podem interessar o setor pretendido. Não esqueça de produzir uma carta de apresentação, explicando a sua situação e o que pretende na empresa.

Comentários